passaros

Tudo Sobre o Arapaçu-escamado

O arapaçu-escamado possui o nome científico de Lepidocolaptes squamatus e é uma ave que pertence à família Dendrocolaptidae. Essa família possui 14 subgêneros e são classificadas cerca de 50 espécies de arapaçus e não possui subespécies. Em inglês ele é conhecido como Scaled woodcreeper.

Distribuição do arapaçu-escamado

Espécie endêmica do Brasil, o arapaçu-escamado é encontrado em locais de baixa altitude como florestas subtropicais ou tropicais úmidas e também regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude, sendo entrado também em caatingas arbóreas, galerias e matas secas.

Pode ser avistado nas regiões norte e sudeste do Brasil, tendo maior incidência em estados como São Paulo, Minais Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Geralmente é encontrado sozinho, porém, de forma ocasional é possível também encontrar essa ave em pares.

Características físicas do arapaçu-escamado

Essa ave mede cerca de 20 centímetros e pesa, em média, 26 gramas. Sua plumagem é predominantemente ruiva, sendo que em sua cabeça existem alguns salpicos em bege, o que deixa sua plumagem com um aspecto de escamas. O seu peito é bege e possui também alguns salpicos brancos, mas existe uma pequena região do seu pescoço que é apenas bege. Na parte superior do seu olho (região do supercílio) existe um detalhe branco. Ele possui uma cauda de tamanho médio que é envergada. Essa é uma espécie sem dimorfismo sexual.

Alimentação do arapaçu-escamado

Sobre a dieta desta arapaçu, infelizmente não existem informações confirmada sobre o que ele come, mas o que se sabe é que ele pode alimentar-se de artrópodes, insetos e de larvas.

Reprodução do arapaçu-escamado

Quanto a reprodução desse pássaro foi registrado que essa ave pode tanto nidificar em buracos de árvores feitos por pica-paus ou mesmo buracos que sejam naturais do tronco, por exemplo. Infelizmente essas são as únicas informações que se tem até o presente momento, não havendo dados sobre quantos ovos essa ave põe e nem mesmo sobre o tempo de incubação.

Você gostou?

Não vá embora sem deixar um comentário!

Fonte: casadospassaros.net/arapacu-escamado

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: