pixarro, trinca ferro

Trinca Ferro Boca Mole Boi (Grego Mole com Boi) Top de Mais

Trinca Ferro Boca Mole Boi (Grego Mole com Boi) Top de Mais…
Novos vídeos todos os Domingos às 12:00hrs.
Inscreva-se no canal e ative o sininho: http://bit.ly/AvesdoBrasil
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/avesdobrasiloficial
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AvesdoBrasilOFICIAL

Nome Científico

Saltator similis

Peso: 42 a 53 g 
Tamanho: 21 cm 
Expectativa de vida: 20 anos

Comportamento: pacífico e tímido, vive em grupo. O trinca-ferro é uma ave passeriforme da família Cardinalinae. Também chamado de bico-de-ferrotempera-violapixarro, entre outros. O bico forte e robusto deu origem ao seu nome popular. Seu belo canto se difere conforme a região em que vive. 

Muito apreciado pela beleza do seu canto. Um Trinca-Ferro campeão pode chegar a valer o mesmo que carro zero. 

Não existe dimorfismo sexual, ou seja, diferenças entre machos e fêmeas, porém os machos costumam cantar bastante enquanto as fêmeas apenas piam.

Alimentação

As rações de manutenção, Alcon Eco Club Trinca-Ferro e Alcon Club Trinca-Ferro, foram desenvolvidas para atender completamente as exigências nutricionais das espécies as quais se propõem, devendo ser oferecida como base da dieta. 

Além destas excelentes opções, a Alcon foi buscar na natureza todos os benefícios nutricionais da Banana para oferecer aos apaixonados por Trinca-Ferros uma nova opção de alimento. Enriquecida com a fruta, apresenta uma textura leve e tamanho diferenciado, proporcionando aos pássaros um alimento balanceado, com a inigualável qualidade Alcon

Alcon Club Trinca-Ferro Banana proporciona às suas aves o que há de melhor em nutrição. 

Outros alimentos devem ser utilizados exclusivamente com caráter de enriquecimento ambiental (distração), 2 vezes por semana em pequenas porções, ou seja, perfazendo no máximo ¼ da alimentação diária. 

O requerimento nutricional das aves se modifica durante o ano. Em períodos como: muda de penas, estresse, convalescença e reprodução, as exigências protéicas e lipídicas tendem a aumentar, desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, linha Alcon ECO Club e Alcon Club. Nestes períodos sugerimos o uso diário das FarinhadasAlcon Club Super Top Life, associado à dieta de manutenção, perfazendo ¼ da alimentação. Estas mesmas associações podem ainda, ser usadas no período de manutenção de 2 vezes por semana.

Reprodução

Dimorfismo sexual: não apresenta diferença entre machos e fêmeas. 
Período de incubação (choco): 12 a 15 dias (quantidade de ovos): em média 2 a 3 ovos. 
Tipo de Ninho: em formato de taça, com 12 cm de diâmetro. 
Gaiola de reprodução: 1 m (comprimento) x 40 cm (altura) x 30 cm (profundidade). Devem ter uma grade móvel no fundo para que as aves não tenham contato com suas fezes. 
Desmame: aproximadamente 45 dias. 
Maturidade sexual: em torno de 12 meses.

A criação de Trinca-Ferro, como de todas as aves silvestres é regulamentada pelo IBAMA.

Manutenção

A higiene é fundamental para que as aves se mantenham saudáveis. O papel do fundo das gaiolas deve ser substituído pelo menos duas vezes por semana e a bandeja do fundo lavada uma vez por semana. 

Os bebedouros devem ser lavados com uma solução de cloro e a água trocada todos os dias. A cada dois dias os comedouros devem ser lavados com cloro e secados. O ideal é ter dois pares de bebedouros e comedouros para cada gaiola. 

As aves gostam de banhos frequentes, principalmente nos dias mais quentes, portanto deixe uma banheira de tamanho adequado a cada espécie. A banheira deve ser retirada após o banho, para evitar que as aves bebam desta água, minimizando as chances de contaminação. 

Os poleiros devem ser mantidos sempre limpos, sem fezes, e lavados com uma solução de cloro pelo menos uma vez por semana. 

Assegure banhos de sol diários, de preferencia no período da manhã.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: