curiosidades

Tamanho da Vaca, Peso e Altura

Quando pensamos no tamanho, na altura e no peso da vaca certamente é pelo chamado “porte ideal” e isso varia de acordo com a finalidade de cada animal. Mas antes de falarmos sobre a questão do porte ideal para vacas leiteiras ou de corte vamos conversar um pouco mais sobre este animal.

A vaca é a fêmea do chamado Bos Taurus, onde o macho recebe o nome de boi ou touro, a depender de sua finalidade. O boi é o macho da vaca castrado utilizado para a produção de carne. O touro por sua vez é o macho da vaca não castrado utilizado no mercado de sêmen. Touros muitas vezes europeus ou zebuínos são os mais utilizados no mercado brasileiro para otimização de rebanhos inteiros.

A Vaca Como Animal

A vaca é conhecida tipicamente como um grande animal mamífero, mas não é só. A vaca, assim como outros animais é ruminante. Os animais ruminantes apresentam um processo digestivo totalmente diferente do nosso. Consiste em um processo digestivo formado por quatro estômagos, o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso.

Nos dois primeiros é onde o processo digestivo se concentra massivamente. Há em ambos uma grande quantidade de bactérias, fungos e protozoários que auxiliam diretamente no processo digestivo. No omaso há a absorção de vitaminas e minerais além de ácidos graxos. No abomaso há a absorção de substâncias mais pesadas e a excreção de outras.

Mas por que o processo digestivo da vaca é tão importante assim quando pensamos no seu porte?

O processo digestivo da vaca, divido em seus quatro estômagos a permite retirar uma quantidade muito grande de vitaminas, minerais e energia de uma alimentação essencialmente pobre. As vacas são animais herbívoros, ou seja, se alimenta pura e exclusivamente de vegetais, e a sua alimentação consiste basicamente em feno, grama e ração. Um animal de grande porte pode chegar a consumir mais de quarenta quilos de alimento por dia.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=N5Df3YwsmbI?feature=oembed&w=618&h=348]

A vaca, como animal ruminante que é passa boa parte do seu dia cuidado da sua alimentação e comumente do seu processo digestivo. Para se ter uma ideia a vaca pode passar mais de seis horas do seu dia comendo e outras oito horas regurgitando o que foi consumido ao longo do dia.

O processo de regurgitar o alimento talvez seja a característica mais conhecida da vaca. O nome ruminante vem justamente por conta desta característica. O vaca inicialmente engole o seu alimento diretamente, sem nenhum processo de mastigação e esse alimento vai para uma das cavidades do estômago. Horas depois este mesmo alimento consumido inicialmente volta a boca do animal, no ato de regurgitação e ele o mastiga.

É como se durante o dia a vaca fizesse um tipo de estoque de alimentos para digerir ao longo de toda a sua noite.

Bom agora que já entendemos porque o processo digestivo se faz tão importante quando pensamos no porte deste animal, vamos ao que interessa.

Por que Ter Grandes Animais?

Essa é uma pergunta que praticamente todo criador possui uma resposta pronta. Muitas vezes essas resposta se fundamentam no argumento de que grandes animais são bonitos no rebanhos, que grandes animais são mais fáceis de serem comercializados, ou ainda que animais grandes produzem uma quantidade maior de leite. Contudo, é preciso derrubar essa teoria uma vez que não há comprovação científica alguma de que animais de maior porte produzam mais e consequentemente tenham vantagem contra animais de porte menor. Claro, a menos que esse porte menor não seja ocasionado por deficiências no desenvolvimento do animal.

Um Estudo Pioneiro Em Minnesota

Um estudo pioneiro realizado no Minnesota nos Estados Unidos concluiu que efetivamente vacas de grande porte não produzem mais leite se comparadas as vacas menores, pelo contrário. O estudo realizado criou dois grupos distintos, um onde as vacas foram cruzadas com touros considerados de menor porte e outro com vacas que foram cruzadas com animais de grande porte.

Inicialmente o resultado do estudo mostrava possivelmente que de fato o cruzamento entre vacas e touros de grande porte favoreciam o nascimento de animais maiores do que os oriundos de vacas que reproduziram a partir de touros de porte menor. Entretanto, com a análise do consumo de alimento e da sua posterior produção de leite, foi possível constatar que animais maiores apresentam baixa conversão quando pensamos o quanto consumiram para o quanto foi produzido.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dDUD8CatjPY?feature=oembed&w=618&h=348]

Segundo este mesmo estudo os animais de grande porte, como o esperado, consomem uma quantidade maior de alimento mas a sua produção de leite segue os mesmos parâmetros de animais de pequeno porte. O que denota que animais de grande porte apresentam baixa taxa de conversão, inviabilizando a busca por um rebanho de grande porte. Uma característica importante que foi possível de ser analisada com este estudo é que animais que apresentam porte pequeno quando cruzados com outros animais de porte pequeno não resulta em um animal igualmente de porte pequeno. Nos casos em que a vaca foi cruzada com touro de pequeno porte, constatou-se o nascimento de animais de porte razoável, não tendendo nem para o grande, nem para o pequeno.

O Tamanho Ideal Para O Seu Animal

O peso médio ideal para a vaca adulta é de aproximadamente setecentos e vinte a oitocentos e cinquenta quilos. Sim, a vaca é de fato um animal de tamanho grande. A altura deste animal costuma ficar em média em pouco mais pouco menos de um metro e cinquenta, mas pode variar de acordo com a raça. Para se ter uma ideia em 2014 foi registrado pelo Guiness Book, o livro dos recordes, uma vaca norte americana de um metro e noventa e três centímetros de altura.

Um fato interessante é que o tempo de vida estimado de uma vaca costuma ser de dez a dezoito anos. Isso quando pensamos no animal vivendo livremente e sem ser explorado pelos interesses humanos.

Uma curiosidade também interessante sobre esse animal diz respeito a sua nomenclatura, entre produtores e criadores a vaca antes de dar a luz ao primeiro bezerro é chamada de novilha.

Fonte: portaldosanimais.com.br/curiosidades/tamanho-da-vaca-peso-e-altura

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: