canto de sanhaço, canto de sanhaço azul, canto do sanhaço, passarinho, passaro sanhaço, passaros, sanhaço, sanhaço azul, sanhaço cantando

Sanhaço-azul (Tangara episcopus)

Nome Científico

Tangara episcopus

O sanhaço-azul é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como saí-azul, sanhaçu-do-mamoeiro, pipira-azul, sanhaço-de-encontro-branco, tanager-azul-e-cinzento, saí-açu e sanhaço-da-amazônia. Em inglês ele é conhecido como Blue-gray Tanager.

Mede cerca de 17,5 centímetros de comprimento e pesa entre 27 e 45 gramas.

Distingue-se dos outros sanhaçus do gênero Tangara pela mancha branca no encontro das asas. Não apresenta dimorfismo sexual. Seu canto é um chilreado alto, estridente.

No Brasil está presente em toda a Amazônia, Maranhão e Noroeste do estado de Goiás. Encontrado também do México ao Panamá e em todos os demais países amazônicos – Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e no Suriname.

Alimentação

Alimentam-se principalmente de frutas como maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes como cenoura, jiló, berinjela e beterraba. Verduras como a escarola, serralha, couve. Não dispensam néctar, insetos, brotos, botões de flores, larvas de tenébrio-molitor e aracnídeos.

Na natureza alimentam-se de frutinhos das árvores e brotos. Gosta também de néctar, botões de flores, polpa e suco de frutas maiores. Come também insetos na folhagem ou em voo.

Reprodução

O período reprodutivo deste sanhaço é durante a primavera e o verão. A maturidade sexual é atingida os 12 meses de idade. A fêmea bota de 2 a 3 ovos por temporada, com período de incubação de 13 dias , podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Nesta época é possível observar o pássaro sanhaço cantando para a fêmea, buscando conquistá-la.

O ninho na natureza é feito normalmente de fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim. Eles tem o formato de xícara e são feitos em buracos de árvores ou até mesmo por baixo de telhados. Em cativeiro o ninho é feito de arame e sisal, com cerca de 10 centímetros de diâmetro e 6,5 centímetros de profundidade.

Canto do sanhaço-azul

sanhaço-azul (Tangara episcopus)
canto de sanhaço azul

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: