gatos

Ração para gatos: descubra a melhor ração para seu felino

Oferecer uma ração adequada, que seja rica em nutrientes e com boa digestibilidade, é um passo essencial na alimentação para gatos. Somente dessa forma, os tutores conseguem garantir uma melhor qualidade de vida aos felinos.

Para ajudar nessa tarefa, o mercado pet está repleto de opções que fazem com os gatinhos tenham uma vida melhor e estejam sempre saudáveis!

Há diferentes tipos de ração natural para gatos, além de medicamentosas e, próprias para portes e raças específicas, indicadas para cada fase e momentos da vida desses bichinhos. Conheça algumas delas abaixo:

Ração vegana

Única opção não medicamentosa da lista, a ração vegana não leva nenhum ingrediente de origem animal, o que é motivo de muita discussão, já que, na natureza, os gatos são estritamente carnívoros.

Há algumas pesquisas, no entanto, que sugerem que eles podem ser considerados onívoros e, por isso, não há problema em substituir a carne por outro tipo de proteína, como grão de bico e algas. Por isso, vale a pena sempre buscar oferecer a melhor ração para gatos pensadas de acordo com suas necessidades nutricionais.

Ração hipoalergênica

Bichanos são bastante propensos a quadros alérgicos e intolerância causadas por alguns ingredientes específicos e, então, acabam apresentando sintomas como coceiras, irritação na pele, vômitos e diarreias.

Embora a origem da alergia possa estar associada a diferentes tipos de alimento, a ração hipoalergênica costuma ser a mais indicada pelo médico-veterinário. Isso porque, sua composição contém proteínas hidrolisadas, que facilitam a digestão e são facilmente absorvidas.

Rações para diabetes e redução de peso

Indicadas para problemas diferentes, como diabetes e obesidade, são rações que possuem um nível de calorias controlado e alto teor de proteínas. Além disso, servem tanto para manter a massa magra, como para controlar o índice glicêmico, ou seja, auxiliar no tratamento da doença.

Os ingredientes utilizados em dieta para gatos também servem como fonte de energia, porém suas funções podem mudar bastante. Por isso, o ideal é sempre seguir a recomendação do veterinário.

Ração para cuidado renal

Essa ração medicamentosa para gatos é indicada para tratar doenças urinárias bastante comuns em bichanos de qualquer idade. Portanto, são desenvolvidas com níveis controlados de magnésio, fósforo e proteína, o que ajuda a diminuir a formação de cálculos e doenças renais. Além disso, promovem um leve teor ácido na urina, o que contribui para dissolver algumas dessas pedrinhas.

Ração para cuidado gastrintestinal

Vômitos frequentes e redução do apetite em gatos podem ser sinal de gastrite, uma doença bastante comum entre os felinos. Por isso, nesses casos, o médico-veterinário tende a recomendar esta ração.

Além disso, essa comidinha também pode ser usada por gatos com dificuldades de digestão e absorção de nutrientes. O diferencial do alimento está nos ingredientes, que possuem alta digestibilidade e ajudam a prevenir doenças gástricas e intestinais.

Vale lembrar, que qualquer mudança na dieta do seu animalzinho precisa ser sempre avaliada por um especialista, mesmo nos casos de rações não medicamentosas, como a vegana.

Fonte: www.petz.com.br/blog/nutricao/gatos-nutricao/alimentacao-para-gatos

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: