passaros

Tudo Sobre o Mergulhão-caçador

O mergulhão-caçador possui o nome científico de Podilymbus podiceps e é uma ave da família Podicipedidae. É o único representante do gênero Podilymbus depois que o mergulhão-de-atitlan (Podilymbus gigas) foi extinto. Essa ave também é conhecida como peca-parra e em inglês é chamado de pied-billed grebe.

Distribuição do mergulhão-caçador

Este mergulhão é uma ave que vive, geralmente, em regiões setentrionais, em lagoas e lagos e também nos açudes de áreas abertas. Ele ocorre na América do Norte e também pode ser encontrado na Argentina, no Chile e no Brasil. Essa ave é comumente encontrada nos açudes nordestinos.

Características físicas do mergulhão-caçador

Mede cerca de 38 centímetros e pesa em média 400 gramas. Sua plumagem é na cor cinza-amarronzada. Enquanto que suas asas e dorso são num tom mais escuro. A cabeça, garganta e manto dele são pretos. Seu bico é grosso e seu abdômen e píleo são esbranquiçados. Macho e fêmea possuem as mesmas características, exceto durante o período reprodutivo, quando o macho apresenta uma listra preta ao redor do bico.

Quando se sentem ameaçados costumam realizar uma técnica de mergulho diferente das que faz comumente. Quando está assustado ele afunda de maneira vertical, como se fosse uma pedra, porém sem fazer os movimentos de mergulho qual está acostumada.

Alimentação do mergulhão-caçador

O mergulhão-caçador costuma alimentar-se de peixes pequenos, anfíbios, cobras aquáticas e crustáceos. Uma característica interessante dele é que, ao caçar seu alimento, ele pode ficar até cerca de 40 segundos debaixo d’água. Para alimentar seus filhotes a fêmea costuma partir os peixes na superfície da água, assim a alimentação deles é facilitada.

Reprodução do mergulhão-caçador

Constrói o seu ninho em lagos e também em lagoas. Ele é feito de capim e fica ancorado a vegetação aquática. A fêmea põe entre média 5 ovos por postura e eles são brancos e alongados. O tempo de incubação é de 22 a 24 dias. É uma ave monogâmica. Durante o período reprodutivo surge uma listra preta ao redor do bico do macho, demonstrando estar pronto para acasalar.

Você gostou?

Não vá embora sem deixar um comentário!

Fonte: casadospassaros.net/mergulhao-cacador

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: