ave, aves, cacaué, jandaia amarela, jandaia sol, nandaia, nhandaia, passarinho, passaros, queci queci, quijuba

Jandaia amarela (Aratinga solstitialis)

Nome Científico

Aratinga solstitialis

Peso: 130g 
Tamanho: 30 cm 
Expectativa de Vida: 30 anos

Também é conhecida pelos nomes de jandaia-sol, cacaué, nandaia, nhandaia, queci-queci e quijuba, a jandaia-amarela é uma ave da família Psittacidae encontrada na região amazônica.

Alimentação

As rações de manutenção, Alcon Eco Club Psita Bits e Alcon Club Psita Bits, foram desenvolvidas para atender completamente as exigências nutricionais das espécies as quais se propõem, devendo ser oferecida como base da dieta. Outros alimentos devem ser utilizados exclusivamente com distração / petisco (enriquecimento ambiental) 2 vezes por semana em pequenas porções, ou seja, perfazendo no máximo ¼ da alimentação diária. 

O requerimento nutricional das aves se modifica durante o ano. Em períodos como: muda de penas, estresse, convalescença e reprodução, as exigências protéicas e lipídicas tendem a aumentar, desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, linha Alcon ECO Club e Alcon Club. Nestes períodos sugerimos o uso diário das Farinhadas, associado à dieta de manutenção, perfazendo ¼ da alimentação.

Reprodução

Podem botar de 3 a 4 ovos, com período de incubação de 24 dias.
Não existem características físicas que diferenciem machos e fêmeas (dimorfismo sexual). São amarelas passando a laranja intenso na cabeça e abdômen. Penas verdes nas asas e cauda. Sofrem com a captura destinada ao comércio ilegal de animais silvestres. 
Assim como os papagaios e outros Psitacídeos, as Jandaias também aprendem a falar algumas palavras. Possui um comportamento pacífico e é um exímio assobiador, podendo ser treinado para repetir músicas. 
Após o nascimento, a incubação dos ovos é uma tarefa quase que exclusiva da fêmea, cabendo ao macho alimenta-la neste período. A alimentação dos filhotes é feita por ambos os pais.
O desmame ocorre por volta de 60 dias de idade, após esse período, os filhotes passam a viver por conta própria.

Fonte: alconpet.com.br

Deixe seu Comentário abaixo e Compartilhe!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: