cães

Fralda para cachorro: tiramos suas dúvidas sobre o assunto

Dentre os acessórios que mais despertam curiosidade em uma pet shop, certamente a fralda de cachorro está na lista. Bastante parecidas com as fraldas usadas por bebês, elas têm uma aparência divertida e nos fazem pensar em diversas possibilidades de uso.

Mas, afinal, quando é recomendado colocá-las em seu filho de quatro patas? E qual é o jeito certo de fazer isso? Respondemos essas e outras dúvidas!

Posso usar a fralda de cachorro em filhotes?

Muitas pessoas se perguntam se cachorro pode usar fralda e como ela funciona. A verdade é que, assim como bebês não conseguem usar o banheiro sozinhos até determinada idade, filhotes de cachorro também não nascem sabendo onde devem fazer suas necessidades.

Mas saiba que a fralda não é indicada para eles. “Diferente do que acontece com os bebês, as fraldas não devem ser utilizadas diariamente nos filhotes”, diz a médica veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez.

Mas por que é importante não utilizar diariamente a fralda?

Além de expor o filhote a doenças do trato urinário, o uso contínuo das fraldas inibe o instinto natural dele, o que é ruim para sua saúde mental. Sem contar que, dessa forma, ele nunca aprenderá onde fazer xixi. Por isso, o ideal é ter paciência e apostar no adestramento com reforço positivo.

Quando é recomendado usar fralda de cachorro?

De acordo com a Dra. Renata, “as fraldas são necessárias para pets que, por algum motivo, não conseguem controlar sua necessidade de urinar ou defecar, e não porque fazem no lugar errado”. É o caso, por exemplo, de cachorros deficientes ou idosos.

Outras situações em que a fralda pode ser usada são em cadelinhas não castradas que estão no cio, ou em casos pós-cirúrgicos, que necessitam de atenção e particularidades especiais.

A fralda para cadelas no cio evita cruzamentos indesejados?

Esta é outra dúvida muito frequente entre os tutores. A resposta é não, as fraldas para cadelas no cio não impedem cruzamentos.

Elas servem apenas para evitar que o pet suje a casa e acessórios, como caminha, tapetes, sofás, etc. A única forma de evitar cruzamentos indesejados é manter os machos afastados ou fazer a castração.

Como escolher a melhor fralda para cachorro?

Existem diferentes marcas e tamanhos de fraldas para cachorros, sendo que os preços costumam ser parecidos. Por isso, vai depender daquela com a qual seu filho de quatro patas se adapta melhor.

Na hora de comprar, fique atento se a fralda é para macho ou para fêmea. “Por conta das diferenças anatômicas, a localização da abertura na fralda muda de uma para outra”, explica a Dra. Renata.

Qual é o jeito certo de colocar a fralda de cachorro?

Após escolher a fralda, o primeiro passo para colocá-la é identificar o orifício por onde vai passar a cauda. “Isso evita incômodo ou que a cauda fique presa do lado de dentro”, diz a Dra. Renata.

A partir daí, é só posicionar a fralda no corpo. “A parte com desenhos sempre deve ficar voltada para o dorso do pet”, completa a veterinária. Vale lembrar também que a fralda deve ficar justa, ou seja, nem apertada e nem frouxa, evitando desconfortos e vazamentos.

De quanto em quanto tempo é recomendado trocar a fralda de cachorro?

Segundo a Dra. Renata, vai depender da condição de cada pet. Apesar disso, é possível traçar um paralelo com o uso da fralda em humanos. Nenhum bebê gosta de ficar com a fralda suja ou encharcada, não é mesmo? O mesmo é verdade para os cães!

Por isso, o ideal é trocar a fralda várias vezes ao dia. No caso de cadelas no cio, tenha em mente que a pet não deve – e muitas vezes não consegue – fazer suas necessidades na fralda. Logo, o acessório não poderá ser usado o dia todo, devendo ser retirado e trocado após as refeições, depois de brincadeiras e sempre que for necessário.

Quais são outros cuidados com o uso da fralda?

Para a veterinária, um fator fundamental para o uso da fralda é manter a higiene. Além de fazer diversas trocas, de acordo com a necessidade, ela diz que é importante levar o pet para tosas higiênicas regulares. Assim, a região fica mais limpinha e é mais fácil de posicionar a fralda.

Por fim, a especialista diz que o uso da fralda de cachorro em pets saudáveis, sem indicação veterinária, é perigoso. “Eles podem apresentar graves problemas urinários por uso indevido”, alerta.

Fonte: www.petz.com.br/blog/cachorros/fralda-de-cachorro

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: