coleiro, passaros

Coleiro Tui Tui Puro

Nome Científico

Sporophila caerulescens

Também conhecido como coleirinhocoleirinhapapa-capim, coleiro-zel-zel, papa-capim-de-coleira, papa-arroz, gola-de-cruz, coleiro-tuí-tuí, papa-mineiro e outros. É uma das mais populares aves entre os criadores pela beleza de seu canto e fibra.

São chamados de Coleiros em decorrência do inconfundível colar, característico dos machos, que podem apresentar peito branco ou amarelado. Seu canto varia bastante de uma região para outra. As fêmeas, por sua vez, possuem coloração parda e não são canoras.

Alimentação

As rações de manutenção, Alcon Club Coleiro, foi desenvolvida para atender completamente as exigências nutricionais das Coleiros e Sporophila sp., devendo ser oferecida como base da dieta. Outros alimentos devem ser utilizados exclusivamente com caráter de enriquecimento ambiental (distração), 2 vezes por semana em pequenas porções, ou seja, perfazendo no máximo ¼ da alimentação diária. 

O requerimento nutricional das aves se modifica durante o ano. Em períodos como: muda de penas, estresse, convalescença e reprodução, as exigências protéicas e lipídicas tendem a aumentar, desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, Alcon Club Coleiro. Nestes períodos sugerimos o uso diário das FarinhadasAlcon Club Top Life, associado à dieta de manutenção, perfazendo ¼ da alimentação. Estas mesmas associações podem ainda, ser usadas no período de manutenção de 2 vezes por semana.

Reprodução

Dimorfismo sexual: Apresenta diferença entre machos e fêmeas. Os machos apresentam um colar branco no pescoço, peito branco ou amarelo. As fêmeas possuem coloração parda e não cantam. 

Período de incubação: 12 a 13 dias 
Postura: 2 ovos 
Tipo de ninho: Em forma de taça. 
Gaiola de reprodução: 45 x 30 x 25. 
Desmame: aproximadamente 35 dias 
Maturidade sexual: 12 meses

Manutenção

Tamanho mínimo de gaiola individual: 60 x 30 x 35 cm. 

Expor o Coleiro ao canto de outros da mesma espécie incentiva-o a demarcar seu território, aumentando a frequência do próprio canto. Para isso podem ser utilizados outros Coleirinhos ou ainda CDs vendidos especificamente para este fim. 

Alguns Coleiros podem ter o canto estimulado com a presença de uma fêmea. 

Utilizar uma banheira é bastante importante para o bem-estar dos pássaros, é importante retirar a banheira após o banho, para que as aves não bebam desta água. 

É importante que os Coleiros tenham contato com sons da natureza, com pessoas e com movimento. Por este motivo, devem ser levados para passear em lugares abertos. 

A higiene é fundamental para que as aves se mantenham saudáveis. O papel do fundo das gaiolas deve ser substituído diariamente ou pelo menos duas vezes por semana e a bandeja do fundo lavada uma vez por semana. 

Os bebedouros devem ser lavados com uma solução de cloro e a água trocada todos os dias. A cada dois dias os comedouros devem ser lavados com cloro e secados. O ideal é ter dois pares de bebedouros e comedouros para cada gaiola. 

As aves gostam de banhos frequentes, principalmente nos dias mais quentes, portanto deixe uma banheira de tamanho adequado a cada espécie. A banheira deve ser retirada após o banho, para evitar que as aves bebam desta água, minimizando as chances de contaminação. 

Os poleiros devem ser mantidos sempre limpos, sem fezes, e lavados com uma solução de cloro pelo menos uma vez por semana. 

Assegure banhos de sol diários pelo período mais fresco da manhã.

Fonte: alconpet.com.br

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: