ave, aves, curió, curio, curió praia, curió praia clássico, curió praia clássico repetidor, curió praia grande, curió praia grande clássico, curió praia grande clássico repetidor, passarinho, passaros, pássaros

Canto Curio Praia Grande Super Classico Download

 

Nome Científico

Sporophila angolensis (antes tratado como gênero Oryzoborus)

Curió (Oryzoborus angolensis) é um dos pássaros canoros mais valiosos do país, podendo um bom exemplar ser trocado até por um automóvel zero quilômetro. Encontra-se distribuído em quase todo território nacional, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, passando por estados da região Centro-Oeste. Seu canto, para muitos similar ao som de um violino, apresenta características diferentes para cada região do Brasil. 

Seu nome, na linguagem indígena, significa amigo do homem. Mede aproximadamente 13 cm. Possui bico de cor preta, bem robusto, curto e forte. É um pássaro irrequieto que vive a pular de um poleiro para outro. 

Atualmente o Curió, assim como muitos outros pássaros brasileiros encontram-se ameaçados de extinção, em decorrência da caça gananciosa, predatória e a destruição de seus ambientes naturais. Somente exemplares oriundos de criadouros autorizados devem ser adquiridos.

Alimentação

As rações de manutenção, Alcon Eco Club Curió e Alcon Club Curió, foram desenvolvidas para atender completamente as exigências nutricionais das espécies as quais se propõem, devendo ser oferecida como base da dieta. Outros alimentos devem ser utilizados exclusivamente com caráter de enriquecimento ambiental (distração), 2 vezes por semana em pequenas porções, ou seja, perfazendo no máximo ¼ da alimentação diária. 

O requerimento nutricional das aves se modifica durante o ano. Em períodos como: muda de penas, estresse, convalescença e reprodução, as exigências proteicas e lipídicas tendem a aumentar, desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, linha Alcon ECO Club e Alcon Club. Nestes períodos sugerimos o uso diário das FarinhadasAlcon Club Top Life, associado à dieta de manutenção, perfazendo ¼ da alimentação. Estas mesmas associações podem ainda, ser usadas no período de manutenção de 2 vezes por semana.

Reprodução

Os machos possuem uma coloração preta com o ventre castanho-avermelhado e uma mancha branca em cada asa. Já as fêmeas são amarronzadas com o ventre pardo. 

Os Curiós já estão prontos para a reprodução após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e dura até o término do verão. A média de ovos é de dois por postura e a eclosão ocorre cerca de 13 dias após a postura. Passados 40 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sair do ninho. 

Os ninhos mais recomendados são feitos de bucha e são semelhantes aos dos Canários e Bicudos. Material para confecção do ninho, como barbantes, estopa e a própria bucha, devem ser deixados à disposição da fêmea durante o período de reprodução.

Manutenção

As Gaiolas para os Curiós devem ter no mínimo 45 cm de comprimento, 30 cm de altura e 30 cm de largura. Devem conter um comedouro e um bebedouro de fácil remoção para a limpeza.

Os Curiós gostam de tomar banho, então o uso de uma banheira plástica pela manhã se faz necessário. 

A limpeza regular é outro fator importante para a saúde destes pássaros. O sol também é muito importante, principalmente durante o começo da manhã e também no final da tarde. Mantenha a gaiola em um local seguro e abrigado de correntes de vento.

Fonte: alconpet.com.br

 

Ajude nosso site!

Contribua e baixe GRÁTIS!

Para baixar clique na imagem abaixo, espere 15 segundos, clique em Download, faça sua contribuição e baixe Grátis!

Curió Praia Grande Superclássico
Curio Praia Grande Super Classico

 

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: