beija-flor, beija-flores, binga, chupa-flor, chupa-mel, colibri, cuitelo, guainumbi, guanambi, guanumbi, guinumbi, pica-flor

Beija-Flor (Trochilidae)

Nome Científico

beija-flor, também conhecido como colibricuitelochupa-florpica-florchupa-melbingaguanambiguinumbiguainumbiguanumbi , é uma ave da família Trochilidae e inclui 108 gêneros. Existem 322 espécies conhecidas. No Brasil, alguns gêneros recebem outros nomes, como os rabos-brancos do gênero Phaethornis ou os bicos-retos do gênero Heliomaster.

Entre as características distintivas do grupo, contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, oito pares de costelas, catorze a quinze vértebras cervicais, plumagem iridescente e uma língua extensível e bifurcada.

O grupo é originário das Américas e ocorre desde o Alasca à Terra do Fogo. A maioria das espécies é tropical e subtropical. A maior biodiversidade do grupo encontra-se no Brasil e no Equador, que contam com cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectariniidae (Passeriformes).

Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média de 6 a 12 cm de comprimento e que pesam de 2 a 6 g. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil.

São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas de setenta a oitenta vezes por segundo. Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são, em geral, maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa. Vivem, em média, doze anos.

Na natureza são encontrados nos mais diversos ambientes: matas, cerrados e campos. Infelizmente encontram-se ameaçados, pois a destruição destes ambientes prejudicam os Beija-floresColibris e outros pássaros como Cambacicas (ou Sebinho) e Sanhaços, pois reduz os locais de refúgio, reprodução e alimentação.

Alimento específico para pássaros

Alcon Club Beija-Flor Néctar é um alimento natural e saudável para Beija-Flores. Promove também a atração de outros pássaros como CambacicasSaíras e Sanhaços. Os Beija-Flores passam o dia em busca do néctar das flores, sua principal fonte de alimento, devido à grande necessidade de energia que requerem. Chegam a visitar cerca de 2.000 flores diariamente para conseguir a quantidade de néctar necessária, que pode chegar a 1,5 vezes o peso de seu corpo.

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros para Beija-Flor é condenável, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos que causam uma micose na boca e podem levá-lo à morte. Alcon Club Beija-Flor Néctar apresenta rápida assimilação e transformação em energia. Trata-se de um produto estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias. Fornece também um conjunto de vitaminas importantes para a nutrição dos pássaros.

Forma de uso

Misturar duas colheres de sopa bem cheias em um copo de água filtrada (250 mL), mexendo até dissolver bem. Servir em bebedouros apropriados, que devem ser mantidos à sombra. Após cinco dias lavar bem o bebedouro, inclusive escovando as flores plásticas, antes de abastecer com nova solução.

Pode haver variação na coloração do produto ainda em pó. Essa variação não altera a funcionalidade do produto.

Fonte: alconpet.com.br

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: